Se eu fosse criar um jogo com tema do Assassin's Creed eu faria estilo Fallout 3 e o Fallout New Vegas (você tem um jogo aberto e tem que encontrar suas quests, suas missões)....
No começo do jogo você não seria um assassino oficial, você seria um civil normal um camponês ou uma camponesa (dependendo da sua opção sexual)...
O jogo se passaria no inicio do clã dos assassinos sírios aonde todos nós conhecemos que é no castelo de Masyaf...
Ai você teria a opção de escolher entre ser um assassino ou um templar (dependendo do modo que você vai atuando no jogo) Vou citar um exemplo...
Você no começo do jogo vai se encontrar com uma pessoa no caminho, essa pessoa está fugindo de soldados templários e então essa pessoa se esconde em um lugar, ai os templários capitães vai chegar em você e perguntar aonde está a pessoa, ai você pode escolher entre divulgar aonde se escondeu ou não contar que a pessoa se escondeu...
Se você contar aonde está o cidadão, você vai ter respeito dos templários e quanto mais pontos de respeito que você tem dos templários você se torna um templar porém você é intensamente caçado pelos assassinos....
Se você não contar aonde está o cidadão, você vai apanhar muito dos templários (no começo) e isso vai acender sua vontade de se tornar cada vez mais um assassino com habilidades e etc...
Tudo que você fizer no jogo vai alterar o final dele, se eu fosse criar, faria um jogo com muitas quests, tipo umas 700 quests escondidas pra você ir buscando e aprimorando cada vez mais sua força na crença dos assassinos...
No final do jogo você se tornaria poderoso do clã dos assassinos ou dos templários, mas você também pode se tornar um renegado, odiado pelos templários e pelos assassinos e luta por si só em seu próprio legado...
Enfim, eu faria um Assassin's Creed assim...